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Avenida Pedro Américo, 50 - GuilherminaDescubra o Condomínio COSTA BLANCA, uma residência que reflete o espírito vibrante de Praia Grande. Situado na Rua São Salvador, ele oferece uma ampla variedade de recursos para enriquecer a vida cotidiana. Com portaria 24 horas, elevador, salão de festas, gás encanado, salão de jogos e espaço gourmet na área comum, o Condomínio COSTA BLANCA é ideal para quem busca conforto e entretenimento.Praia Grande - SPDescubra o Condomínio COSTA BLANCA, uma residência que reflete o espírito vibrante de Praia Grande. Situado na Rua São Salvador, ele oferece uma ampla variedade de recursos para enriquecer a vida cotidiana. Com portaria 24 horas, elevador, salão de festas, gás encanado, salão de jogos e espaço gourmet na área comum, o Condomínio COSTA BLANCA é ideal para quem busca conforto e entretenimento.
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 57 - BoqueirãoApartamento de um dormitório (quarto) à venda no bairro Embaré em Santos. Com excelente localização na avenida da praia, perto de Mercados, Padarias, Restaurantes, Farmácias e vários comércios. Lindo Studio totalmente mobiliado, no primeiro andar, com uma vaga de garagem coletiva, portaria 24 horas e bicicletário Venha desfrutar de um banho de mar e passear no Jardim da Praia. Conheça o seu novo lar! Agende sua visita!! Agende hoje mesmo uma visita com um dos nossos consultores.Santos - SPApartamento de um dormitório (quarto) à venda no bairro Embaré em Santos. Com excelente localização na avenida da praia, perto de Mercados, Padarias, Restaurantes, Farmácias e vários comércios. Lindo Studio totalmente mobiliado, no primeiro andar, com uma vaga de garagem coletiva, portaria 24 horas e bicicletário Venha desfrutar de um banho de mar e passear no Jardim da Praia. Conheça o seu novo lar! Agende sua visita!! Agende hoje mesmo uma visita com um dos nossos consultores.
Avenida Imperador Pedro II, 261 - Nova PetrópolisApartamento todo reformado, com armários planejados em 1 dormitório e na cozinha, sala ampla em porcelanato. Em frente ao Imasf A região do atual bairro Nova Petrópolis fazia parte do sítio de Benedito Cesário do Nascimento, apelidado Miranda, que o adquiriu entre 1904 e 1905 de Antonio Piuta. Coube à Empresa Imobiliária São Bernardo (família Pujol) iniciar o loteamento na década de 1920[2], denominado Cidade-Jardim Vila Nova Petrópolis. O nome escolhido foi inspirado na cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, que foi fundada por Dom Pedro II, em 1857.[3][4] Foi instalado um bondinho ligando São Bernardo à estação de Santo André, que facilitaria o acesso ao loteamento de quem vinha da capital. O ponto final era próximo à atual Praça Lauro Gomes; o plano previa, também, a construção de um ramal que sairia da Praça Santa Filomena (onde fora construído um chafariz) e iria até o final do loteamento. Os planos não foram muito bem sucedidos e o empreendimento passou para as mãos de Wallace Simonsen, em 1930, empresário da Cerâmica São Caetano e do Banco Noroeste.[2] O bonde deixou de funcionar e os trilhos foram retirados para a pavimentação da Rua Marechal Deodoro. Apenas no final da década de 1940 foi reiniciada a venda de imóveis. As ruas foram melhoradas e foi instalada a primeira rede de água da cidade, abastecida pelo reservatório existente na época na Chácara Silvestre.[3] O reinício da venda de lotes acompanhou o processo de urbanização de São Bernardo, com ótimas construções levantadas e boas instalações industriais dos anos 1950 em diante. Os Simonsen continuaram a frequentar a Chácara Silvestre, sua casa de campo, até ela ser desapropriada pela Prefeitura. Prevaleceu a vocação residencial de Nova Petrópolis. As fábricas - Perkins e Koppers, por exemplo, cederam espaço a órgãos governamentais e a conjuntos habitacionais. A Chácara Silvestre[5] manteve o seu espaço verde, graças à ação da comunidade.[2] Em 1955, a Lei Municipal 437[6] permitiu que a municipalidade recebesse as vias e os espaços públicos do empreendimento, ao mesmo tempo em que oficializava a denominação de várias ruas com os nomes constantes na planta do loteamento que homenageavam membros da família imperial brasileira. Nova Petrópolis é um bairro de alto padrão na região central de São Bernardo do Campo, município paulista da região do Grande ABC. A região do atual bairro Nova Petrópolis fazia parte do sítio de Benedito Cesário do Nascimento, apelidado Miranda, que o adquiriu entre 1904 e 1905 de Antonio Piuta. Coube à Empresa Imobiliária São Bernardo (família Pujol) iniciar o loteamento na década de 1920[2], denominado Cidade-Jardim Vila Nova Petrópolis. O nome escolhido foi inspirado na cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, que foi fundada por Dom Pedro II, em 1857.[3][4] Foi instalado um bondinho ligando São Bernardo à estação de Santo André, que facilitaria o acesso ao loteamento de quem vinha da capital. O ponto final era próximo à atual Praça Lauro Gomes; o plano previa, também, a construção de um ramal que sairia da Praça Santa Filomena (onde fora construído um chafariz) e iria até o final do loteamento. Os planos não foram muito bem sucedidos e o empreendimento passou para as mãos de Wallace Simonsen, em 1930, empresário da Cerâmica São Caetano e do Banco Noroeste.[2] O bonde deixou de funcionar e os trilhos foram retirados para a pavimentação da Rua Marechal Deodoro. Apenas no final da década de 1940 foi reiniciada a venda de imóveis. As ruas foram melhoradas e foi instalada a primeira rede de água da cidade, abastecida pelo reservatório existente na época na Chácara Silvestre.[3] O reinício da venda de lotes acompanhou o processo de urbanização de São Bernardo, com ótimas construções levantadas e boas instalações industriais dos anos 1950 em diante. Os Simonsen continuaram a frequentar a Chácara Silvestre, sua casa de campo, até ela ser desapropriada pela Prefeitura. Prevaleceu a vocação residencial de Nova Petrópolis. As fábricas - Perkins e Koppers, por exemplo, cederam espaço a órgãos governamentais e a conjuntos habitacionais. A Chácara Silvestre[5] manteve o seu espaço verde, graças à ação da comunidade.[2] Em 1955, a Lei Municipal 437[6] permitiu que a municipalidade recebesse as vias e os espaços públicos do empreendimento, ao mesmo tempo em que oficializava a denominação de várias ruas com os nomes constantes na planta do loteamento que homenageavam membros da família imperial brasileira. Nova Petrópolis é um bairro de alto padrão na região central de São Bernardo do Campo, município paulista da região do Grande ABC. A região do atual bairro Nova Petrópolis fazia parte do sítio de Benedito Cesário do Nascimento, apelidado Miranda, que o adquiriu entre 1904 e 1905 de Antonio Piuta. Coube à Empresa Imobiliária São Bernardo (família Pujol) iniciar o loteamento na década de 1920[2], denominado Cidade-Jardim Vila Nova Petrópolis. O nome escolhido foi inspirado na cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, que foi fundada por Dom Pedro II, em 1857.[3][4] Foi instalado um bondinho ligando São Bernardo à estação de Santo André, que facilitaria o acesso ao loteamento de quem vinha da capital. O ponto final era próximo à atual Praça Lauro Gomes; o plano previa, também, a construção de um ramal que sairia da Praça Santa Filomena (onde fora construído um chafariz) e iria até o final do loteamento. Os planos não foram muito bem sucedidos e o empreendimento passou para as mãos de Wallace Simonsen, em 1930, empresário da Cerâmica São Caetano e do Banco Noroeste.[2] O bonde deixou de funcionar e os trilhos foram retirados para a pavimentação da Rua Marechal Deodoro. Apenas no final da década de 1940 foi reiniciada a venda de imóveis. As ruas foram melhoradas e foi instalada a primeira rede de água da cidade, abastecida pelo reservatório existente na época na Chácara Silvestre.[3] O reinício da venda de lotes acompanhou o processo de urbanização de São Bernardo, com ótimas construções levantadas e boas instalações industriais dos anos 1950 em diante. Os Simonsen continuaram a frequentar a Chácara Silvestre, sua casa de campo, até ela ser desapropriada pela Prefeitura. Prevaleceu a vocação residencial de Nova Petrópolis. As fábricas - Perkins e Koppers, por exemplo, cederam espaço a órgãos governamentais e a conjuntos habitacionais. A Chácara Silvestre[5] manteve o seu espaço verde, graças à ação da comunidade.[2] Em 1955, a Lei Municipal 437[6] permitiu que a municipalidade recebesse as vias e os espaços públicos do empreendimento, ao mesmo tempo em que oficializava a denominação de várias ruas com os nomes constantes na planta do loteamento que homenageavam membros da família imperial brasileira.São Bernardo do Campo - SPApartamento todo reformado, com armários planejados em 1 dormitório e na cozinha, sala ampla em porcelanato. Em frente ao Imasf A região do atual bairro Nova Petrópolis fazia parte do sítio de Benedito Cesário do Nascimento, apelidado Miranda, que o adquiriu entre 1904 e 1905 de Antonio Piuta. Coube à Empresa Imobiliária São Bernardo (família Pujol) iniciar o loteamento na década de 1920[2], denominado Cidade-Jardim Vila Nova Petrópolis. O nome escolhido foi inspirado na cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, que foi fundada por Dom Pedro II, em 1857.[3][4] Foi instalado um bondinho ligando São Bernardo à estação de Santo André, que facilitaria o acesso ao loteamento de quem vinha da capital. O ponto final era próximo à atual Praça Lauro Gomes; o plano previa, também, a construção de um ramal que sairia da Praça Santa Filomena (onde fora construído um chafariz) e iria até o final do loteamento. Os planos não foram muito bem sucedidos e o empreendimento passou para as mãos de Wallace Simonsen, em 1930, empresário da Cerâmica São Caetano e do Banco Noroeste.[2] O bonde deixou de funcionar e os trilhos foram retirados para a pavimentação da Rua Marechal Deodoro. Apenas no final da década de 1940 foi reiniciada a venda de imóveis. As ruas foram melhoradas e foi instalada a primeira rede de água da cidade, abastecida pelo reservatório existente na época na Chácara Silvestre.[3] O reinício da venda de lotes acompanhou o processo de urbanização de São Bernardo, com ótimas construções levantadas e boas instalações industriais dos anos 1950 em diante. Os Simonsen continuaram a frequentar a Chácara Silvestre, sua casa de campo, até ela ser desapropriada pela Prefeitura. Prevaleceu a vocação residencial de Nova Petrópolis. As fábricas - Perkins e Koppers, por exemplo, cederam espaço a órgãos governamentais e a conjuntos habitacionais. A Chácara Silvestre[5] manteve o seu espaço verde, graças à ação da comunidade.[2] Em 1955, a Lei Municipal 437[6] permitiu que a municipalidade recebesse as vias e os espaços públicos do empreendimento, ao mesmo tempo em que oficializava a denominação de várias ruas com os nomes constantes na planta do loteamento que homenageavam membros da família imperial brasileira. Nova Petrópolis é um bairro de alto padrão na região central de São Bernardo do Campo, município paulista da região do Grande ABC. A região do atual bairro Nova Petrópolis fazia parte do sítio de Benedito Cesário do Nascimento, apelidado Miranda, que o adquiriu entre 1904 e 1905 de Antonio Piuta. Coube à Empresa Imobiliária São Bernardo (família Pujol) iniciar o loteamento na década de 1920[2], denominado Cidade-Jardim Vila Nova Petrópolis. O nome escolhido foi inspirado na cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, que foi fundada por Dom Pedro II, em 1857.[3][4] Foi instalado um bondinho ligando São Bernardo à estação de Santo André, que facilitaria o acesso ao loteamento de quem vinha da capital. O ponto final era próximo à atual Praça Lauro Gomes; o plano previa, também, a construção de um ramal que sairia da Praça Santa Filomena (onde fora construído um chafariz) e iria até o final do loteamento. Os planos não foram muito bem sucedidos e o empreendimento passou para as mãos de Wallace Simonsen, em 1930, empresário da Cerâmica São Caetano e do Banco Noroeste.[2] O bonde deixou de funcionar e os trilhos foram retirados para a pavimentação da Rua Marechal Deodoro. Apenas no final da década de 1940 foi reiniciada a venda de imóveis. As ruas foram melhoradas e foi instalada a primeira rede de água da cidade, abastecida pelo reservatório existente na época na Chácara Silvestre.[3] O reinício da venda de lotes acompanhou o processo de urbanização de São Bernardo, com ótimas construções levantadas e boas instalações industriais dos anos 1950 em diante. Os Simonsen continuaram a frequentar a Chácara Silvestre, sua casa de campo, até ela ser desapropriada pela Prefeitura. Prevaleceu a vocação residencial de Nova Petrópolis. As fábricas - Perkins e Koppers, por exemplo, cederam espaço a órgãos governamentais e a conjuntos habitacionais. A Chácara Silvestre[5] manteve o seu espaço verde, graças à ação da comunidade.[2] Em 1955, a Lei Municipal 437[6] permitiu que a municipalidade recebesse as vias e os espaços públicos do empreendimento, ao mesmo tempo em que oficializava a denominação de várias ruas com os nomes constantes na planta do loteamento que homenageavam membros da família imperial brasileira. Nova Petrópolis é um bairro de alto padrão na região central de São Bernardo do Campo, município paulista da região do Grande ABC. A região do atual bairro Nova Petrópolis fazia parte do sítio de Benedito Cesário do Nascimento, apelidado Miranda, que o adquiriu entre 1904 e 1905 de Antonio Piuta. Coube à Empresa Imobiliária São Bernardo (família Pujol) iniciar o loteamento na década de 1920[2], denominado Cidade-Jardim Vila Nova Petrópolis. 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Travessa Santa Amélia, 141 - Rio PequenoAPTO 2 DORM 41,50 M2, MUITO BEM ILUMINADO EM CONDOMÍNIO FECHADO COM PORTARIA 24 HORAS COM RECONHECIMENTO FACIAL, SEGURANÇA 24H, MINI MERCADO, PARQUINHO INFANTIL, SALÃO DE FESTAS, BICICLETÁRIO, ACEITA PETS, 6º ANDAR COM ELEVADOR. JARDIM DO LAGO, ALTURA DO KM 16 DA RAPOSO TAVARES, 200 M DO CENTRO COMERCIAL DO JD D´ABRIL, 1 KM DA EMEF LUIZ EDUARDO MATARAZZO, PRÓXIMO A VÁRIAS LINHAS DE ÔNIBUS PARA METRO VILA SÔNIA, BUTANTÃ, PINHEIROS E CENTRO DE OSASCO. VAGA DE GARAGEM ROTATIVA, SUJEITA A DISPONIBILIDADE. Localizado na Rua Santa Amélia, o Condomínio RUBI é um convite à qualidade de vida. Com portaria 24 horas, elevador, salão de festas e playground, oferece opções de entretenimento para todas as idades. Além disso, a localização próximo a UBS Jardim d'Abril, Colégio Albert Sabin, Maple Bear, Leal Double Tênis Parque Príncipe, Hospital Dante Pazzanese e Terminal Conceição está prontamente acessível para os moradores do Condomínio RUBI. Conte com a Vieira Imóveis para oferecer a você um atendimento humanizado, pautado na ética, transparência, sensível às suas expectativas, com agilidade e toda segurança administrativa, financeira e jurídica.Diadema - SPAPTO 2 DORM 41,50 M2, MUITO BEM ILUMINADO EM CONDOMÍNIO FECHADO COM PORTARIA 24 HORAS COM RECONHECIMENTO FACIAL, SEGURANÇA 24H, MINI MERCADO, PARQUINHO INFANTIL, SALÃO DE FESTAS, BICICLETÁRIO, ACEITA PETS, 6º ANDAR COM ELEVADOR. JARDIM DO LAGO, ALTURA DO KM 16 DA RAPOSO TAVARES, 200 M DO CENTRO COMERCIAL DO JD D´ABRIL, 1 KM DA EMEF LUIZ EDUARDO MATARAZZO, PRÓXIMO A VÁRIAS LINHAS DE ÔNIBUS PARA METRO VILA SÔNIA, BUTANTÃ, PINHEIROS E CENTRO DE OSASCO. VAGA DE GARAGEM ROTATIVA, SUJEITA A DISPONIBILIDADE. Localizado na Rua Santa Amélia, o Condomínio RUBI é um convite à qualidade de vida. Com portaria 24 horas, elevador, salão de festas e playground, oferece opções de entretenimento para todas as idades. Além disso, a localização próximo a UBS Jardim d'Abril, Colégio Albert Sabin, Maple Bear, Leal Double Tênis Parque Príncipe, Hospital Dante Pazzanese e Terminal Conceição está prontamente acessível para os moradores do Condomínio RUBI. Conte com a Vieira Imóveis para oferecer a você um atendimento humanizado, pautado na ética, transparência, sensível às suas expectativas, com agilidade e toda segurança administrativa, financeira e jurídica.
Avenida dos Ourives, 630 - Jardim São SavérioNossa casa é aquele espaço em que sentimos prazer ao chegar e saudade quando estamos longe dela. Assim é o Fit Jardim Botânico, um lugar que harmoniza perfeitamente apartamentos de ótima infraestrutura e segurança com condomínio de custo baixo. Sua família merece! Invista e viva o prazer de aproveitar espaços preparados para momentos tão especiais quanto você. A COLORIDA FLORA DE SP Você sabia que o Jardim Botânico SP está dentro de uma Unidade de Conservação? Por aqui, você poderá conhecer mais sobre as espécies de plantas, observar os animais e a sua interação com o meio e até tomar um banho de natureza ao andar em um fragmento de Mata Atlântica. Os Jardins Botânicos têm papel fundamental na sociedade, atuando na conservação de espécies, na realização de pesquisas científicas, no desenvolvimento sustentável e na realização de práticas educativas que permitem a construção de novos conhecimentos, emoções e conexões de pessoas com a natureza. O Jardim Botânico de São Paulo tem 360.000 m² de área destinada à visitação pública no endereço Av. Miguel Stéfano, 3031 (ver no mapa), no Bairro da Água Funda, na Zona Sul da capital. Tem várias atrações e por isso vale a pena ser visitado. É um dos 10 melhores parques de São Paulo pela classificação do site Áreas Verdes das Cidades. O Museu Botânico foi reaberto em janeiro de 2022 após reforma e traz novidades. Jardim Botânico de São Paulo Horário de funcionamento: 9h às 17h (Terças aos Domingos e Feriados) Telefone: (11) 5067-6000 Ingresso pago Localização: Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda Ver no mapa O ingresso ao local é cobrado bem como seu estacionamento para veículos e os valores podem ser vistos neste link. Como ir ao Jardim Botânico de São Paulo Carro - acesse o link mapa para traçar seu roteiro. Há estacionamento pago para carros de passeio (R$ 15) veículos com a entrada pela Rua Etruscos (existe placa indicativa). Ônibus - linhas 4491-10 Zoológico – Terminal Pq. D. Pedro II; 4742-10 Jd. Climax – Metrô S. Judas; 4742-21 Metrô S. Judas – Jd. São Savério; 4742-31 Jd. Celeste – Metrô S. Judas; 475R-10 Jd. São Savério – Terminal Pq. D. Pedro II e 475R-41 Simba Safari – Metrô Saúde. Metrô - Imigrantes e depois pegar o ônibus linha 4491-10 Pq Dom Pedro-Zoológico. Infraestrutura no Jardim Botânico de São Paulo O Jardim Botânico oferece, entre outras atrações, estufas, lagos, Jardim de Lineu, Jardim dos Sentidos, Túnel de Bambu, "Castelinho" e a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga, com seus 360 metros de comprimento, em madeira suspensa sobre a vegetação com mirantes para observação, e a Trilha de terra batida, que podem ser percorrida por pessoas de qualquer idade. Na entrada do jardim, na Alameda Fernando Costa, há o córrego Pirarungáua. As duas estufas (Estufa Cerrado e Estufa Mata Atlântica), simulam os ambientes dos biomas com suas principais espécies vegetais e são um passeio que agradam toda a família. Outra atração imperdível é o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues conta um pouco da história da Botânica no Brasil e tem mais de 6500 espécies catalogadas. O Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne tem exposição de orquídeas de diversos tipos, inclusive as espécies que estão em risco de extinção. Além disso, há o conjunto escultural à Paz e à Liberdade, a Alameda Von Martius com suas palmeiras imperiais, entre outras atrações.São Paulo - SPNossa casa é aquele espaço em que sentimos prazer ao chegar e saudade quando estamos longe dela. Assim é o Fit Jardim Botânico, um lugar que harmoniza perfeitamente apartamentos de ótima infraestrutura e segurança com condomínio de custo baixo. Sua família merece! Invista e viva o prazer de aproveitar espaços preparados para momentos tão especiais quanto você. A COLORIDA FLORA DE SP Você sabia que o Jardim Botânico SP está dentro de uma Unidade de Conservação? Por aqui, você poderá conhecer mais sobre as espécies de plantas, observar os animais e a sua interação com o meio e até tomar um banho de natureza ao andar em um fragmento de Mata Atlântica. Os Jardins Botânicos têm papel fundamental na sociedade, atuando na conservação de espécies, na realização de pesquisas científicas, no desenvolvimento sustentável e na realização de práticas educativas que permitem a construção de novos conhecimentos, emoções e conexões de pessoas com a natureza. O Jardim Botânico de São Paulo tem 360.000 m² de área destinada à visitação pública no endereço Av. Miguel Stéfano, 3031 (ver no mapa), no Bairro da Água Funda, na Zona Sul da capital. Tem várias atrações e por isso vale a pena ser visitado. É um dos 10 melhores parques de São Paulo pela classificação do site Áreas Verdes das Cidades. O Museu Botânico foi reaberto em janeiro de 2022 após reforma e traz novidades. Jardim Botânico de São Paulo Horário de funcionamento: 9h às 17h (Terças aos Domingos e Feriados) Telefone: (11) 5067-6000 Ingresso pago Localização: Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda Ver no mapa O ingresso ao local é cobrado bem como seu estacionamento para veículos e os valores podem ser vistos neste link. Como ir ao Jardim Botânico de São Paulo Carro - acesse o link mapa para traçar seu roteiro. Há estacionamento pago para carros de passeio (R$ 15) veículos com a entrada pela Rua Etruscos (existe placa indicativa). Ônibus - linhas 4491-10 Zoológico – Terminal Pq. D. Pedro II; 4742-10 Jd. Climax – Metrô S. Judas; 4742-21 Metrô S. Judas – Jd. São Savério; 4742-31 Jd. Celeste – Metrô S. Judas; 475R-10 Jd. São Savério – Terminal Pq. D. Pedro II e 475R-41 Simba Safari – Metrô Saúde. Metrô - Imigrantes e depois pegar o ônibus linha 4491-10 Pq Dom Pedro-Zoológico. Infraestrutura no Jardim Botânico de São Paulo O Jardim Botânico oferece, entre outras atrações, estufas, lagos, Jardim de Lineu, Jardim dos Sentidos, Túnel de Bambu, "Castelinho" e a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga, com seus 360 metros de comprimento, em madeira suspensa sobre a vegetação com mirantes para observação, e a Trilha de terra batida, que podem ser percorrida por pessoas de qualquer idade. Na entrada do jardim, na Alameda Fernando Costa, há o córrego Pirarungáua. As duas estufas (Estufa Cerrado e Estufa Mata Atlântica), simulam os ambientes dos biomas com suas principais espécies vegetais e são um passeio que agradam toda a família. Outra atração imperdível é o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues conta um pouco da história da Botânica no Brasil e tem mais de 6500 espécies catalogadas. O Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne tem exposição de orquídeas de diversos tipos, inclusive as espécies que estão em risco de extinção. Além disso, há o conjunto escultural à Paz e à Liberdade, a Alameda Von Martius com suas palmeiras imperiais, entre outras atrações.
Avenida dos Ourives, 600 - Jardim São SavérioApartamento com 2 dormitórios,banheiro,sala, cozinha/área de serviço e vaga. Sacomã conta com muitos pontos de interesse de São Paulo! Você pode encontrar escolas ou colégios, tais como Colégio Rumo Inicial, CEU EMEI Antonio Francisco Lisboa, CEU EMEF Presidente Campos Sallles, Colégio Rodrigues Dias, Colégio Ideal SP, Escola Joaquim Nabuco e Escola Municipal de Educação Fundamental Joaquim Nabuco; além de shoppings, tais como Parkshopping São Caetano. O bairro também conta com parques ou áreas verdes, como Praça Dirceu de Castro Fontoura; e hospitais, como Hospital Veterinário UNIP. Jardim São Savério é um bairro da região sudeste de São Paulo, pertencente ao distrito de Cursino. É totalmente cortado pela Avenida dos Ourives, que dá acesso à Avenida do Cursino e à cidade de São Bernardo do Campo (através do entroncamento das ruas Luis Feriani, Giovani da Conegliano e da Avenida Helvétia), e fica próximo ao Zôo Safari e ao Parque Estadual Fontes do Ipiranga. Apartamento com 2 dormitórios,banheiro,sala, cozinha/área de serviço e vaga. Sacomã conta com muitos pontos de interesse de São Paulo! Você pode encontrar escolas ou colégios, tais como Colégio Rumo Inicial, CEU EMEI Antonio Francisco Lisboa, CEU EMEF Presidente Campos Sallles, Colégio Rodrigues Dias, Colégio Ideal SP, Escola Joaquim Nabuco e Escola Municipal de Educação Fundamental Joaquim Nabuco; além de shoppings, tais como Parkshopping São Caetano. O bairro também conta com parques ou áreas verdes, como Praça Dirceu de Castro Fontoura; e hospitais, como Hospital Veterinário UNIP. Jardim São Savério é um bairro da região sudeste de São Paulo, pertencente ao distrito de Cursino. 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Rua Professor Arnaldo João Semeraro, 500 - Jardim Santa EmíliaSacomã é um distrito situado na região sudeste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao distrito do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã corresponde à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes e Rua Bom Pastor, onde se encontra o terminal de ônibus Sacomã (Ipiranga). O nome original do distrito era Saccoman, em homenagem à família homônima de empreendedores franceses proprietária do "Estabelecimento Cerâmico Saccoman Frères", primeira grande fábrica de produtos cerâmicos, especialmente telhas, do Brasil.[1][2] Parte da área antes ocupada pela fábrica é, hoje, a Favela Heliópolis.[3] Região historicamente de ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Desse distrito, parte a rodovia Anchieta, ponto de saída do município de São Paulo para o litoral de São Paulo. O distrito faz divisa com os distritos do Cursino e do Ipiranga e com os municípios de Diadema,[4] São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O Sacomã também é próximo de outros distritos importantes de São Paulo, como Jabaquara, Saúde, Vila Mariana, Mooca e Vila Prudente. Recebeu um novo terminal de ônibus, o Terminal Sacomã, com ônibus de pontos da Zona Sul de São Paulo e do ABC. É junto a esse terminal que se inicia a primeira linha do Expresso Tiradentes. No dia 30 de janeiro de 2010, foi inaugurada a Estação Sacomã, integrada ao Terminal de ônibus "Expresso Tiradentes" (popularmente conhecido como "Fura-fila"), pertencente à Linha 2 do Metrô de São Paulo. Sacomã é um bairro pertencente ao distrito homônimo, no município de São Paulo, estado de São Paulo. Tem uma área de 794.000 m² limitada pela Rodovia Anchieta, Estrada das Lágrimas, Rua Araújo Gondim, Rua Japaratuba, Rua Protocolo, Rua Alencar Araripe e Rua Budapeste. Fica difícil compreender a formação dos bairros paulistanos sem o conhecimento de algumas características da cidade. A grande participação de imigrantes europeus, não oriundos da Península Ibérica, e a pequena participação dos negros, são coisas pouco comuns nas regiões do país onde a presença do colonizador português foi mais efetiva. Essa é a razão do breve relato que segue. Durante quase três séculos a cidade de São Paulo viveu à margem das grandes correntes econômicas da vida brasileira. Para além do núcleo que lhe deu origem havia fazendas, sítios e chácaras onde seus proprietários eram pessoas simples, que trabalhavam na terra com a ajuda de seus familiares e, eventualmente, alguns índios. Praticavam a lavoura de subsistência, voltada para o mercado local, e não tinham recursos financeiros para terem escravos africanos. Havia uma pequena elite, que possuía grandes extensões de terras, como os herdeiros do ouvidor Amador de Medeiros que, em 11 de setembro de 1571 havia obtido, em carta de sesmarias, terras que abrangiam os atuais ABC e uma parte do Ipiranga. Também consta a existência de um tal António Proença como um dos primeiros moradores do Ipiranga, dono de grande extensão de terras. No vasto território desta cidade havia diversos núcleos isolados, distantes um do outro, e dependentes do núcleo central. No início do século XIX a predominância da população feminina livre era evidente, pois a população masculina sofreu baixas em razão de suas aventuras pelo sertão, nas expedições conhecidas como Bandeiras. Nessa época, as lavoura de café, nas cidades do interior ganhavam importância e toda a produção passava por São Paulo, rumo ao Porto de Santos ou Rio de Janeiro. Por outro lado, tudo que chegava da Europa, destinado a abastecer as outras cidades do Estado, também passavam por aqui, e São Paulo tornou-se um importante centro comercial, atraindo o interesse de investidores europeus. Os grandes proprietários rurais do interior do Estado, chamados Barões do Café, construíram suas residências na cidade e começaram a diversificar seus negócios, investindo na criação de indústrias. Muitos imigrantes europeus chegaram à cidade, atraídos pela possibilidade de novos negócios, ou a procura de emprego nas indústrias. São Paulo entrava na era industrial e precisava da mão-de-obra e do conhecimento técnico do Europeu. A necessidade de construção de moradias para todos esses imigrantes, e terras para instalação das indústrias, deu início à especulação imobiliária, e os proprietários rurais começaram a vender suas terras. Assim surgiram muitos bairros no final do século XIX e início do XX. No início do século XVII, na região do Ipiranga havia grandes fazendas produtoras de trigo. Algumas dessas fazendas possuíam moinhos de água, para a fabricação de farinha, que abastecia toda a colônia. Com o passar do tempo a região deixou de produzir trigo, as fazendas foram divididas e vendidas e os moinhos, sem utilidade, se deterioraram e desapareceram. Uma região, onde havia um desses moinhos, ficou conhecida como Sítio do Moinho. Em 1888, chegaram em São Paulo os irmãos Antoine, Ernest e Henry Sacoman. Empresários oriundos da região de Marselha, na França, os três irmãos eram fabricantes de telhas e outros produtos de terracota, e pretendiam instalar aqui uma indústria desse tipo. Inicialmente se instalaram no bairro da Água Branca, onde permaneceram por um ano, fazendo experimentos com a argila da região. Insatisfeitos com a qualidade da argila, mudaram-se para Osasco, onde também não encontraram matéria prima adequada e, um ano depois, transferiram suas modestas instalações para um galpão arrendado, na região do Ipiranga, onde hoje está a Rua do Manifesto. Era o ano de 1891 e, próximo dali, atravessando o Rio Tamanduateí, três irmãos italianos tinham fundado a Vila Prudente[5]. Emídio, Panfilio e Bernardino Falchi, fundadores da Vila Prudente, em sociedade com Seraphim Corso e Alexandre Bhemer, haviam instalado na região uma olaria, com o objetivo de fabricar tijolos e telhas para a construção das casas dos operários que chegavam à vila. Os irmãos Sacoman se associaram a eles e começaram a produzir, na pequena olaria, as telhas denominadas Marselha, hoje conhecidas como telhas francesas. A argila, extraída dos morros da região, mostrou-se adequada para as pretensões dos irmãos Sacoman e, mais tarde, a pequena olaria cresceu, passando a se chamar Companhia Cerâmica Vila Prudente[6]. Em 1895 os irmãos Sacoman adquiriram um terreno de 10 alqueires (242000 m²) na região do Sítio do Moinho[2], no bairro do Ipiranga, e fundaram o Estabelecimento Cerâmico Sacoman Frères - Ipiranga[3]. Pela alta qualidade apresentada, os produtos dessa empresa passaram a ter grande aceitação, rivalizando com os similares franceses. Quando, no início do século XX, a São Paulo Railway Compani construiu a monumental Estação da Luz, obra prima da arquitetura da época, os tijolos e telhas utilizados haviam sido fabricados pela Cerâmica Sacoman Frères – Ipiranga. Tivesse sido construída alguns anos antes, certamente seriam utilizados produtos fabricados na Europa[5]. A indústria passou a ser um ponto de referência para quem ia para aquela região do Ipiranga e, em 1913, quando a Light and Power Company, mais conhecida como Light São Paulo, levou uma linha de bonde, com o nome Fábrica, até a Rua Silva Bueno, a região já era conhecida como Bairro Sacoman[5]. Em 1921, Antoine Sacoman, o mais velho dos três irmãos, faleceu. Logo depois, em 1923, os outros dois irmãos venderam a indústria e retornaram para a França[5]. Quase nada dos Sacoman resistiu ao tempo; o poço de onde tiravam argila se tornou uma grande lagoa, que foi aterrada em 1960, e a área ocupada pela fábrica foi modificada para a construção da Via Anchieta. O terreno foi loteado, formando-se ali o bairro do Sacomã, com a incorporação de outras áreas. O bairro é, predominantemente, residêncial e quem entra nele, vindo do Ipiranga, passa por um emaranhado viário repleto de viadutos. Bem ao lado tinha início a Favela de Heliópolis, que em 2006 ganhou status de bairro e foi rebatizada com o nome Cidade Nova Heliópolis. Pela terras dos irmãos Sacoman passava a Estrada do Moinho Velho, que em 1916 passou a se chamar Estrada das Lágrimas, usada por viajantes que iam para o litoral paulista. No início dessa estrada encontra-se uma árvore de figueira-brava que, naquela época, já era centenária e os moradores da cidade lutavam para que ela fosse poupada da destruição iminente, em razão do progresso. Os paulistanos alegavam que a árvore fazia parte da história da cidade pois, sob seus galhos, os alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco se reuniam, ao fim do curso, para se despedirem dos colegas que retornavam a suas cidades de origem. Em 1864, quando teve início a Guerra do Paraguai, também era ali que as mães se despediam dos filhos que seguiam para a guerra. Por conta disso, a árvore ficou conhecida como Figueira das Lágrimas. Em 25 de agosto de 1910, os industriais Sacoman Frères manifestaram intenção de doar à municipalidade o terreno de 100 m² onde se encontrava a Figueira das Lágrimas. A intenção de doação foi apresentada à Câmara de Vereadores em 27/08/1910, pelo vereador Mário do Amaral, no Projeto nº 42. Em 26/05/1911, pela Resolução nº 15[4], a Câmara autorizou a Prefeitura a receber a doação. A escritura foi lavrada em 05/02/1920 e a árvore tornou-se patrimônio cultural da cidade[7]. Na Estrada das Lágrimas também encontra-se o Santuário de Santa Edwiges, a santa da Igreja Católica que ganhou fama, entre os brasileiros, como protetora dos endividados. Todo ano, no seu dia, 16 de outubro, o santuário recebe milhares de devotos Sacomã é um distrito situado na região sudeste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao distrito do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã corresponde à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes e Rua Bom Pastor, onde se encontra o terminal de ônibus Sacomã (Ipiranga). O nome original do distrito era Saccoman, em homenagem à família homônima de empreendedores franceses proprietária do "Estabelecimento Cerâmico Saccoman Frères", primeira grande fábrica de produtos cerâmicos, especialmente telhas, do Brasil.[1][2] Parte da área antes ocupada pela fábrica é, hoje, a Favela Heliópolis.[3] Região historicamente de ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Desse distrito, parte a rodovia Anchieta, ponto de saída do município de São Paulo para o litoral de São Paulo. O distrito faz divisa com os distritos do Cursino e do Ipiranga e com os municípios de Diadema,[4] São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O Sacomã também é próximo de outros distritos importantes de São Paulo, como Jabaquara, Saúde, Vila Mariana, Mooca e Vila Prudente. Recebeu um novo terminal de ônibus, o Terminal Sacomã, com ônibus de pontos da Zona Sul de São Paulo e do ABC. É junto a esse terminal que se inicia a primeira linha do Expresso Tiradentes. No dia 30 de janeiro de 2010, foi inaugurada a Estação Sacomã, integrada ao Terminal de ônibus "Expresso Tiradentes" (popularmente conhecido como "Fura-fila"), pertencente à Linha 2 do Metrô de São Paulo. Sacomã é um bairro pertencente ao distrito homônimo, no município de São Paulo, estado de São Paulo. Tem uma área de 794.000 m² limitada pela Rodovia Anchieta, Estrada das Lágrimas, Rua Araújo Gondim, Rua Japaratuba, Rua Protocolo, Rua Alencar Araripe e Rua Budapeste. Fica difícil compreender a formação dos bairros paulistanos sem o conhecimento de algumas características da cidade. A grande participação de imigrantes europeus, não oriundos da Península Ibérica, e a pequena participação dos negros, são coisas pouco comuns nas regiões do país onde a presença do colonizador português foi mais efetiva. Essa é a razão do breve relato que segue. Durante quase três séculos a cidade de São Paulo viveu à margem das grandes correntes econômicas da vida brasileira. Para além do núcleo que lhe deu origem havia fazendas, sítios e chácaras onde seus proprietários eram pessoas simples, que trabalhavam na terra com a ajuda de seus familiares e, eventualmente, alguns índios. Praticavam a lavoura de subsistência, voltada para o mercado local, e não tinham recursos financeiros para terem escravos africanos. Havia uma pequena elite, que possuía grandes extensões de terras, como os herdeiros do ouvidor Amador de Medeiros que, em 11 de setembro de 1571 havia obtido, em carta de sesmarias, terras que abrangiam os atuais ABC e uma parte do Ipiranga. Também consta a existência de um tal António Proença como um dos primeiros moradores do Ipiranga, dono de grande extensão de terras. No vasto território desta cidade havia diversos núcleos isolados, distantes um do outro, e dependentes do núcleo central. No início do século XIX a predominância da população feminina livre era evidente, pois a população masculina sofreu baixas em razão de suas aventuras pelo sertão, nas expedições conhecidas como Bandeiras. Nessa época, as lavoura de café, nas cidades do interior ganhavam importância e toda a produção passava por São Paulo, rumo ao Porto de Santos ou Rio de Janeiro. Por outro lado, tudo que chegava da Europa, destinado a abastecer as outras cidades do Estado, também passavam por aqui, e São Paulo tornou-se um importante centro comercial, atraindo o interesse de investidores europeus. Os grandes proprietários rurais do interior do Estado, chamados Barões do Café, construíram suas residências na cidade e começaram a diversificar seus negócios, investindo na criação de indústrias. Muitos imigrantes europeus chegaram à cidade, atraídos pela possibilidade de novos negócios, ou a procura de emprego nas indústrias. São Paulo entrava na era industrial e precisava da mão-de-obra e do conhecimento técnico do Europeu. A necessidade de construção de moradias para todos esses imigrantes, e terras para instalação das indústrias, deu início à especulação imobiliária, e os proprietários rurais começaram a vender suas terras. Assim surgiram muitos bairros no final do século XIX e início do XX. No início do século XVII, na região do Ipiranga havia grandes fazendas produtoras de trigo. Algumas dessas fazendas possuíam moinhos de água, para a fabricação de farinha, que abastecia toda a colônia. Com o passar do tempo a região deixou de produzir trigo, as fazendas foram divididas e vendidas e os moinhos, sem utilidade, se deterioraram e desapareceram. Uma região, onde havia um desses moinhos, ficou conhecida como Sítio do Moinho. Em 1888, chegaram em São Paulo os irmãos Antoine, Ernest e Henry Sacoman. Empresários oriundos da região de Marselha, na França, os três irmãos eram fabricantes de telhas e outros produtos de terracota, e pretendiam instalar aqui uma indústria desse tipo. Inicialmente se instalaram no bairro da Água Branca, onde permaneceram por um ano, fazendo experimentos com a argila da região. Insatisfeitos com a qualidade da argila, mudaram-se para Osasco, onde também não encontraram matéria prima adequada e, um ano depois, transferiram suas modestas instalações para um galpão arrendado, na região do Ipiranga, onde hoje está a Rua do Manifesto. Era o ano de 1891 e, próximo dali, atravessando o Rio Tamanduateí, três irmãos italianos tinham fundado a Vila Prudente[5]. Emídio, Panfilio e Bernardino Falchi, fundadores da Vila Prudente, em sociedade com Seraphim Corso e Alexandre Bhemer, haviam instalado na região uma olaria, com o objetivo de fabricar tijolos e telhas para a construção das casas dos operários que chegavam à vila. Os irmãos Sacoman se associaram a eles e começaram a produzir, na pequena olaria, as telhas denominadas Marselha, hoje conhecidas como telhas francesas. A argila, extraída dos morros da região, mostrou-se adequada para as pretensões dos irmãos Sacoman e, mais tarde, a pequena olaria cresceu, passando a se chamar Companhia Cerâmica Vila Prudente[6]. Em 1895 os irmãos Sacoman adquiriram um terreno de 10 alqueires (242000 m²) na região do Sítio do Moinho[2], no bairro do Ipiranga, e fundaram o Estabelecimento Cerâmico Sacoman Frères - Ipiranga[3]. Pela alta qualidade apresentada, os produtos dessa empresa passaram a ter grande aceitação, rivalizando com os similares franceses. Quando, no início do século XX, a São Paulo Railway Compani construiu a monumental Estação da Luz, obra prima da arquitetura da época, os tijolos e telhas utilizados haviam sido fabricados pela Cerâmica Sacoman Frères – Ipiranga. Tivesse sido construída alguns anos antes, certamente seriam utilizados produtos fabricados na Europa[5]. A indústria passou a ser um ponto de referência para quem ia para aquela região do Ipiranga e, em 1913, quando a Light and Power Company, mais conhecida como Light São Paulo, levou uma linha de bonde, com o nome Fábrica, até a Rua Silva Bueno, a região já era conhecida como Bairro Sacoman[5]. Em 1921, Antoine Sacoman, o mais velho dos três irmãos, faleceu. Logo depois, em 1923, os outros dois irmãos venderam a indústria e retornaram para a França[5]. Quase nada dos Sacoman resistiu ao tempo; o poço de onde tiravam argila se tornou uma grande lagoa, que foi aterrada em 1960, e a área ocupada pela fábrica foi modificada para a construção da Via Anchieta. O terreno foi loteado, formando-se ali o bairro do Sacomã, com a incorporação de outras áreas. O bairro é, predominantemente, residêncial e quem entra nele, vindo do Ipiranga, passa por um emaranhado viário repleto de viadutos. Bem ao lado tinha início a Favela de Heliópolis, que em 2006 ganhou status de bairro e foi rebatizada com o nome Cidade Nova Heliópolis. Pela terras dos irmãos Sacoman passava a Estrada do Moinho Velho, que em 1916 passou a se chamar Estrada das Lágrimas, usada por viajantes que iam para o litoral paulista. No início dessa estrada encontra-se uma árvore de figueira-brava que, naquela época, já era centenária e os moradores da cidade lutavam para que ela fosse poupada da destruição iminente, em razão do progresso. Os paulistanos alegavam que a árvore fazia parte da história da cidade pois, sob seus galhos, os alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco se reuniam, ao fim do curso, para se despedirem dos colegas que retornavam a suas cidades de origem. Em 1864, quando teve início a Guerra do Paraguai, também era ali que as mães se despediam dos filhos que seguiam para a guerra. Por conta disso, a árvore ficou conhecida como Figueira das Lágrimas. Em 25 de agosto de 1910, os industriais Sacoman Frères manifestaram intenção de doar à municipalidade o terreno de 100 m² onde se encontrava a Figueira das Lágrimas. A intenção de doação foi apresentada à Câmara de Vereadores em 27/08/1910, pelo vereador Mário do Amaral, no Projeto nº 42. Em 26/05/1911, pela Resolução nº 15[4], a Câmara autorizou a Prefeitura a receber a doação. A escritura foi lavrada em 05/02/1920 e a árvore tornou-se patrimônio cultural da cidade[7]. Na Estrada das Lágrimas também encontra-se o Santuário de Santa Edwiges, a santa da Igreja Católica que ganhou fama, entre os brasileiros, como protetora dos endividados. Todo ano, no seu dia, 16 de outubro, o santuário recebe milhares de devotosSão Paulo - SPSacomã é um distrito situado na região sudeste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao distrito do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã corresponde à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes e Rua Bom Pastor, onde se encontra o terminal de ônibus Sacomã (Ipiranga). O nome original do distrito era Saccoman, em homenagem à família homônima de empreendedores franceses proprietária do "Estabelecimento Cerâmico Saccoman Frères", primeira grande fábrica de produtos cerâmicos, especialmente telhas, do Brasil.[1][2] Parte da área antes ocupada pela fábrica é, hoje, a Favela Heliópolis.[3] Região historicamente de ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Desse distrito, parte a rodovia Anchieta, ponto de saída do município de São Paulo para o litoral de São Paulo. O distrito faz divisa com os distritos do Cursino e do Ipiranga e com os municípios de Diadema,[4] São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O Sacomã também é próximo de outros distritos importantes de São Paulo, como Jabaquara, Saúde, Vila Mariana, Mooca e Vila Prudente. Recebeu um novo terminal de ônibus, o Terminal Sacomã, com ônibus de pontos da Zona Sul de São Paulo e do ABC. É junto a esse terminal que se inicia a primeira linha do Expresso Tiradentes. No dia 30 de janeiro de 2010, foi inaugurada a Estação Sacomã, integrada ao Terminal de ônibus "Expresso Tiradentes" (popularmente conhecido como "Fura-fila"), pertencente à Linha 2 do Metrô de São Paulo. Sacomã é um bairro pertencente ao distrito homônimo, no município de São Paulo, estado de São Paulo. Tem uma área de 794.000 m² limitada pela Rodovia Anchieta, Estrada das Lágrimas, Rua Araújo Gondim, Rua Japaratuba, Rua Protocolo, Rua Alencar Araripe e Rua Budapeste. Fica difícil compreender a formação dos bairros paulistanos sem o conhecimento de algumas características da cidade. A grande participação de imigrantes europeus, não oriundos da Península Ibérica, e a pequena participação dos negros, são coisas pouco comuns nas regiões do país onde a presença do colonizador português foi mais efetiva. Essa é a razão do breve relato que segue. Durante quase três séculos a cidade de São Paulo viveu à margem das grandes correntes econômicas da vida brasileira. Para além do núcleo que lhe deu origem havia fazendas, sítios e chácaras onde seus proprietários eram pessoas simples, que trabalhavam na terra com a ajuda de seus familiares e, eventualmente, alguns índios. Praticavam a lavoura de subsistência, voltada para o mercado local, e não tinham recursos financeiros para terem escravos africanos. Havia uma pequena elite, que possuía grandes extensões de terras, como os herdeiros do ouvidor Amador de Medeiros que, em 11 de setembro de 1571 havia obtido, em carta de sesmarias, terras que abrangiam os atuais ABC e uma parte do Ipiranga. Também consta a existência de um tal António Proença como um dos primeiros moradores do Ipiranga, dono de grande extensão de terras. No vasto território desta cidade havia diversos núcleos isolados, distantes um do outro, e dependentes do núcleo central. No início do século XIX a predominância da população feminina livre era evidente, pois a população masculina sofreu baixas em razão de suas aventuras pelo sertão, nas expedições conhecidas como Bandeiras. Nessa época, as lavoura de café, nas cidades do interior ganhavam importância e toda a produção passava por São Paulo, rumo ao Porto de Santos ou Rio de Janeiro. Por outro lado, tudo que chegava da Europa, destinado a abastecer as outras cidades do Estado, também passavam por aqui, e São Paulo tornou-se um importante centro comercial, atraindo o interesse de investidores europeus. Os grandes proprietários rurais do interior do Estado, chamados Barões do Café, construíram suas residências na cidade e começaram a diversificar seus negócios, investindo na criação de indústrias. Muitos imigrantes europeus chegaram à cidade, atraídos pela possibilidade de novos negócios, ou a procura de emprego nas indústrias. São Paulo entrava na era industrial e precisava da mão-de-obra e do conhecimento técnico do Europeu. A necessidade de construção de moradias para todos esses imigrantes, e terras para instalação das indústrias, deu início à especulação imobiliária, e os proprietários rurais começaram a vender suas terras. Assim surgiram muitos bairros no final do século XIX e início do XX. No início do século XVII, na região do Ipiranga havia grandes fazendas produtoras de trigo. Algumas dessas fazendas possuíam moinhos de água, para a fabricação de farinha, que abastecia toda a colônia. Com o passar do tempo a região deixou de produzir trigo, as fazendas foram divididas e vendidas e os moinhos, sem utilidade, se deterioraram e desapareceram. Uma região, onde havia um desses moinhos, ficou conhecida como Sítio do Moinho. Em 1888, chegaram em São Paulo os irmãos Antoine, Ernest e Henry Sacoman. Empresários oriundos da região de Marselha, na França, os três irmãos eram fabricantes de telhas e outros produtos de terracota, e pretendiam instalar aqui uma indústria desse tipo. Inicialmente se instalaram no bairro da Água Branca, onde permaneceram por um ano, fazendo experimentos com a argila da região. Insatisfeitos com a qualidade da argila, mudaram-se para Osasco, onde também não encontraram matéria prima adequada e, um ano depois, transferiram suas modestas instalações para um galpão arrendado, na região do Ipiranga, onde hoje está a Rua do Manifesto. Era o ano de 1891 e, próximo dali, atravessando o Rio Tamanduateí, três irmãos italianos tinham fundado a Vila Prudente[5]. Emídio, Panfilio e Bernardino Falchi, fundadores da Vila Prudente, em sociedade com Seraphim Corso e Alexandre Bhemer, haviam instalado na região uma olaria, com o objetivo de fabricar tijolos e telhas para a construção das casas dos operários que chegavam à vila. Os irmãos Sacoman se associaram a eles e começaram a produzir, na pequena olaria, as telhas denominadas Marselha, hoje conhecidas como telhas francesas. A argila, extraída dos morros da região, mostrou-se adequada para as pretensões dos irmãos Sacoman e, mais tarde, a pequena olaria cresceu, passando a se chamar Companhia Cerâmica Vila Prudente[6]. Em 1895 os irmãos Sacoman adquiriram um terreno de 10 alqueires (242000 m²) na região do Sítio do Moinho[2], no bairro do Ipiranga, e fundaram o Estabelecimento Cerâmico Sacoman Frères - Ipiranga[3]. Pela alta qualidade apresentada, os produtos dessa empresa passaram a ter grande aceitação, rivalizando com os similares franceses. Quando, no início do século XX, a São Paulo Railway Compani construiu a monumental Estação da Luz, obra prima da arquitetura da época, os tijolos e telhas utilizados haviam sido fabricados pela Cerâmica Sacoman Frères – Ipiranga. Tivesse sido construída alguns anos antes, certamente seriam utilizados produtos fabricados na Europa[5]. A indústria passou a ser um ponto de referência para quem ia para aquela região do Ipiranga e, em 1913, quando a Light and Power Company, mais conhecida como Light São Paulo, levou uma linha de bonde, com o nome Fábrica, até a Rua Silva Bueno, a região já era conhecida como Bairro Sacoman[5]. Em 1921, Antoine Sacoman, o mais velho dos três irmãos, faleceu. Logo depois, em 1923, os outros dois irmãos venderam a indústria e retornaram para a França[5]. Quase nada dos Sacoman resistiu ao tempo; o poço de onde tiravam argila se tornou uma grande lagoa, que foi aterrada em 1960, e a área ocupada pela fábrica foi modificada para a construção da Via Anchieta. O terreno foi loteado, formando-se ali o bairro do Sacomã, com a incorporação de outras áreas. O bairro é, predominantemente, residêncial e quem entra nele, vindo do Ipiranga, passa por um emaranhado viário repleto de viadutos. Bem ao lado tinha início a Favela de Heliópolis, que em 2006 ganhou status de bairro e foi rebatizada com o nome Cidade Nova Heliópolis. Pela terras dos irmãos Sacoman passava a Estrada do Moinho Velho, que em 1916 passou a se chamar Estrada das Lágrimas, usada por viajantes que iam para o litoral paulista. No início dessa estrada encontra-se uma árvore de figueira-brava que, naquela época, já era centenária e os moradores da cidade lutavam para que ela fosse poupada da destruição iminente, em razão do progresso. Os paulistanos alegavam que a árvore fazia parte da história da cidade pois, sob seus galhos, os alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco se reuniam, ao fim do curso, para se despedirem dos colegas que retornavam a suas cidades de origem. Em 1864, quando teve início a Guerra do Paraguai, também era ali que as mães se despediam dos filhos que seguiam para a guerra. Por conta disso, a árvore ficou conhecida como Figueira das Lágrimas. Em 25 de agosto de 1910, os industriais Sacoman Frères manifestaram intenção de doar à municipalidade o terreno de 100 m² onde se encontrava a Figueira das Lágrimas. A intenção de doação foi apresentada à Câmara de Vereadores em 27/08/1910, pelo vereador Mário do Amaral, no Projeto nº 42. Em 26/05/1911, pela Resolução nº 15[4], a Câmara autorizou a Prefeitura a receber a doação. A escritura foi lavrada em 05/02/1920 e a árvore tornou-se patrimônio cultural da cidade[7]. Na Estrada das Lágrimas também encontra-se o Santuário de Santa Edwiges, a santa da Igreja Católica que ganhou fama, entre os brasileiros, como protetora dos endividados. Todo ano, no seu dia, 16 de outubro, o santuário recebe milhares de devotos Sacomã é um distrito situado na região sudeste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao distrito do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã corresponde à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes e Rua Bom Pastor, onde se encontra o terminal de ônibus Sacomã (Ipiranga). O nome original do distrito era Saccoman, em homenagem à família homônima de empreendedores franceses proprietária do "Estabelecimento Cerâmico Saccoman Frères", primeira grande fábrica de produtos cerâmicos, especialmente telhas, do Brasil.[1][2] Parte da área antes ocupada pela fábrica é, hoje, a Favela Heliópolis.[3] Região historicamente de ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Desse distrito, parte a rodovia Anchieta, ponto de saída do município de São Paulo para o litoral de São Paulo. O distrito faz divisa com os distritos do Cursino e do Ipiranga e com os municípios de Diadema,[4] São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O Sacomã também é próximo de outros distritos importantes de São Paulo, como Jabaquara, Saúde, Vila Mariana, Mooca e Vila Prudente. Recebeu um novo terminal de ônibus, o Terminal Sacomã, com ônibus de pontos da Zona Sul de São Paulo e do ABC. É junto a esse terminal que se inicia a primeira linha do Expresso Tiradentes. No dia 30 de janeiro de 2010, foi inaugurada a Estação Sacomã, integrada ao Terminal de ônibus "Expresso Tiradentes" (popularmente conhecido como "Fura-fila"), pertencente à Linha 2 do Metrô de São Paulo. Sacomã é um bairro pertencente ao distrito homônimo, no município de São Paulo, estado de São Paulo. Tem uma área de 794.000 m² limitada pela Rodovia Anchieta, Estrada das Lágrimas, Rua Araújo Gondim, Rua Japaratuba, Rua Protocolo, Rua Alencar Araripe e Rua Budapeste. Fica difícil compreender a formação dos bairros paulistanos sem o conhecimento de algumas características da cidade. A grande participação de imigrantes europeus, não oriundos da Península Ibérica, e a pequena participação dos negros, são coisas pouco comuns nas regiões do país onde a presença do colonizador português foi mais efetiva. Essa é a razão do breve relato que segue. Durante quase três séculos a cidade de São Paulo viveu à margem das grandes correntes econômicas da vida brasileira. Para além do núcleo que lhe deu origem havia fazendas, sítios e chácaras onde seus proprietários eram pessoas simples, que trabalhavam na terra com a ajuda de seus familiares e, eventualmente, alguns índios. Praticavam a lavoura de subsistência, voltada para o mercado local, e não tinham recursos financeiros para terem escravos africanos. Havia uma pequena elite, que possuía grandes extensões de terras, como os herdeiros do ouvidor Amador de Medeiros que, em 11 de setembro de 1571 havia obtido, em carta de sesmarias, terras que abrangiam os atuais ABC e uma parte do Ipiranga. Também consta a existência de um tal António Proença como um dos primeiros moradores do Ipiranga, dono de grande extensão de terras. No vasto território desta cidade havia diversos núcleos isolados, distantes um do outro, e dependentes do núcleo central. No início do século XIX a predominância da população feminina livre era evidente, pois a população masculina sofreu baixas em razão de suas aventuras pelo sertão, nas expedições conhecidas como Bandeiras. Nessa época, as lavoura de café, nas cidades do interior ganhavam importância e toda a produção passava por São Paulo, rumo ao Porto de Santos ou Rio de Janeiro. Por outro lado, tudo que chegava da Europa, destinado a abastecer as outras cidades do Estado, também passavam por aqui, e São Paulo tornou-se um importante centro comercial, atraindo o interesse de investidores europeus. Os grandes proprietários rurais do interior do Estado, chamados Barões do Café, construíram suas residências na cidade e começaram a diversificar seus negócios, investindo na criação de indústrias. Muitos imigrantes europeus chegaram à cidade, atraídos pela possibilidade de novos negócios, ou a procura de emprego nas indústrias. São Paulo entrava na era industrial e precisava da mão-de-obra e do conhecimento técnico do Europeu. A necessidade de construção de moradias para todos esses imigrantes, e terras para instalação das indústrias, deu início à especulação imobiliária, e os proprietários rurais começaram a vender suas terras. Assim surgiram muitos bairros no final do século XIX e início do XX. No início do século XVII, na região do Ipiranga havia grandes fazendas produtoras de trigo. Algumas dessas fazendas possuíam moinhos de água, para a fabricação de farinha, que abastecia toda a colônia. Com o passar do tempo a região deixou de produzir trigo, as fazendas foram divididas e vendidas e os moinhos, sem utilidade, se deterioraram e desapareceram. Uma região, onde havia um desses moinhos, ficou conhecida como Sítio do Moinho. Em 1888, chegaram em São Paulo os irmãos Antoine, Ernest e Henry Sacoman. Empresários oriundos da região de Marselha, na França, os três irmãos eram fabricantes de telhas e outros produtos de terracota, e pretendiam instalar aqui uma indústria desse tipo. Inicialmente se instalaram no bairro da Água Branca, onde permaneceram por um ano, fazendo experimentos com a argila da região. Insatisfeitos com a qualidade da argila, mudaram-se para Osasco, onde também não encontraram matéria prima adequada e, um ano depois, transferiram suas modestas instalações para um galpão arrendado, na região do Ipiranga, onde hoje está a Rua do Manifesto. Era o ano de 1891 e, próximo dali, atravessando o Rio Tamanduateí, três irmãos italianos tinham fundado a Vila Prudente[5]. Emídio, Panfilio e Bernardino Falchi, fundadores da Vila Prudente, em sociedade com Seraphim Corso e Alexandre Bhemer, haviam instalado na região uma olaria, com o objetivo de fabricar tijolos e telhas para a construção das casas dos operários que chegavam à vila. Os irmãos Sacoman se associaram a eles e começaram a produzir, na pequena olaria, as telhas denominadas Marselha, hoje conhecidas como telhas francesas. A argila, extraída dos morros da região, mostrou-se adequada para as pretensões dos irmãos Sacoman e, mais tarde, a pequena olaria cresceu, passando a se chamar Companhia Cerâmica Vila Prudente[6]. Em 1895 os irmãos Sacoman adquiriram um terreno de 10 alqueires (242000 m²) na região do Sítio do Moinho[2], no bairro do Ipiranga, e fundaram o Estabelecimento Cerâmico Sacoman Frères - Ipiranga[3]. Pela alta qualidade apresentada, os produtos dessa empresa passaram a ter grande aceitação, rivalizando com os similares franceses. Quando, no início do século XX, a São Paulo Railway Compani construiu a monumental Estação da Luz, obra prima da arquitetura da época, os tijolos e telhas utilizados haviam sido fabricados pela Cerâmica Sacoman Frères – Ipiranga. Tivesse sido construída alguns anos antes, certamente seriam utilizados produtos fabricados na Europa[5]. A indústria passou a ser um ponto de referência para quem ia para aquela região do Ipiranga e, em 1913, quando a Light and Power Company, mais conhecida como Light São Paulo, levou uma linha de bonde, com o nome Fábrica, até a Rua Silva Bueno, a região já era conhecida como Bairro Sacoman[5]. Em 1921, Antoine Sacoman, o mais velho dos três irmãos, faleceu. Logo depois, em 1923, os outros dois irmãos venderam a indústria e retornaram para a França[5]. Quase nada dos Sacoman resistiu ao tempo; o poço de onde tiravam argila se tornou uma grande lagoa, que foi aterrada em 1960, e a área ocupada pela fábrica foi modificada para a construção da Via Anchieta. O terreno foi loteado, formando-se ali o bairro do Sacomã, com a incorporação de outras áreas. O bairro é, predominantemente, residêncial e quem entra nele, vindo do Ipiranga, passa por um emaranhado viário repleto de viadutos. Bem ao lado tinha início a Favela de Heliópolis, que em 2006 ganhou status de bairro e foi rebatizada com o nome Cidade Nova Heliópolis. Pela terras dos irmãos Sacoman passava a Estrada do Moinho Velho, que em 1916 passou a se chamar Estrada das Lágrimas, usada por viajantes que iam para o litoral paulista. No início dessa estrada encontra-se uma árvore de figueira-brava que, naquela época, já era centenária e os moradores da cidade lutavam para que ela fosse poupada da destruição iminente, em razão do progresso. Os paulistanos alegavam que a árvore fazia parte da história da cidade pois, sob seus galhos, os alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco se reuniam, ao fim do curso, para se despedirem dos colegas que retornavam a suas cidades de origem. Em 1864, quando teve início a Guerra do Paraguai, também era ali que as mães se despediam dos filhos que seguiam para a guerra. Por conta disso, a árvore ficou conhecida como Figueira das Lágrimas. Em 25 de agosto de 1910, os industriais Sacoman Frères manifestaram intenção de doar à municipalidade o terreno de 100 m² onde se encontrava a Figueira das Lágrimas. A intenção de doação foi apresentada à Câmara de Vereadores em 27/08/1910, pelo vereador Mário do Amaral, no Projeto nº 42. Em 26/05/1911, pela Resolução nº 15[4], a Câmara autorizou a Prefeitura a receber a doação. A escritura foi lavrada em 05/02/1920 e a árvore tornou-se patrimônio cultural da cidade[7]. Na Estrada das Lágrimas também encontra-se o Santuário de Santa Edwiges, a santa da Igreja Católica que ganhou fama, entre os brasileiros, como protetora dos endividados. Todo ano, no seu dia, 16 de outubro, o santuário recebe milhares de devotos
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